Pessoal, acabei de assistir uma matéria no FANTÁSTICO. Ela
demonstra como com criatividade e tecnologia a sustentabilidade é possível..
4 em cada 10 famílias que habitam a área urbana vivem em
barracos, sem acesso as condições básicas.
Na África, o número de favelados
dobrou no últimos 15 anos.
Na Angola uma cidade para 100 mil habitantes está
sendo toda construída, e totalmente projetada. No entanto com um grave erro:
nenhuma tecnologia sustentável. Esse povo, porém acertou em concentrar a
população em edifícios: quanto mais concentrada a população menos recursos são
utilizados para instalar e manter a infraestrutura.
Na China ergue-se uma cidade sustentável – Tianjin, próximo
a Pequin. Painéis solares em todos os prédios, uma economia de 40% de energia,
geradores de energica eólica – para carregar os ônibus elétricos. Sobre cada
poste energia solar e eólica.
No Novo México, em Taos, no meio do deserto cria-se uma
sociedade alternativa: as casas utilizam materiais pouco convencionais, e são
auto-suficientes. A tecnologia é a
solução. Aliás, criatividade e tecnologia podem garantir um futuro sustentável.
3 comentários:
Com o crecimento economico cada vez maior e mais desordenado que vem preocupando com as agressões feitas ao meio ambiente principalmente na zona urbana, com principal impacto negativo é o avanço das cidades sabre as florestas, matas ciliares, banhados e rios com o processo de pavimentação. Que impede a permeabilidade da água com isso sendo depositada em áreas baixas ganhando grands velocidades. a "Rio+20", a Conferência da Organização das Nações Unidas, que está discutindo os rumos do nosso planeta. E um dos principais temas é a moradia. No último século, a população da Terra teve um crescimento absurdo. Quintuplicou e chegamos aos 7 bilhões de habitantes. Mas será que tem espaço para todo esse mundaréu de gente morar com dignidade, sem destruir o meio ambiente.
Metade da população do mundo vive nas cidades. Até 2040, seremos 70% nas áreas urbanas. Quando concentramos gente, precisamos criar infraestrutura, água, esgoto, energia, habitação digna. Para amenizar a pressão humana teremos que ajir de pressa no próximos anos e desenvolver alternativas na urnanização levando sempre a sustentabilidade e com muita tecnologia para reduzir os afeitos das nossas atividades.
Acredito que é fundamental para qualquer município aliar preservação ambiental com economia de recursos. Já existem projetos de casas onde a água é reaproveitada, pode-se obter energia através de energia solar e os materiais podem ser reciclados e reutilizados.
É interessante se fazer parcerias com Universidades e empresas públicas e privadas que dominam a tecnologia, e implantar um pequeno projeto que depois pode ser estendido a toda comunidade.
Creio que seja necessário primeiramente resolver os problemas sociais mundiais e juntamente com isso se pensar em alternativas sustentáveis, para que assim causemos o mínimo de impacto possivel.
Postar um comentário