domingo, 24 de junho de 2012

Particularidades do Rio Grande do Sul

Os TUCO-TUCOS são animais pouco conhecidos até pela comunidade científica, e geralmente desconhecida pela população leiga. Ainda são poucos os dados sobre as espécies, e aliás, a dúvidas em relação a quantas espécies existem no Brasil. Muitos dados indicam que 4 espécies sejam endêmicas da região Sul do país. E tem-se a espécie Ctenomys flamarioni  - o Tuco-tuco Branco - como endêmica do estado do Rio Grande do Sul.




A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) investe atualmente em estudo para conservação desse grupo tão distinto, e para isso criou o "Projeto Tuco-tuco"


Aos interessados: http://www.ufrgs.br/projetotucotuco/projetotucotuco.htm


Nessa semana que passou a Globo também divulgou algumas reportagens que abordavam o animal, no entanto com pouca informação e atenção.
http://globotv.globo.com/rede-globo/globo-natureza/v/globo-natureza-tuco-tuco/1984664/


Na sexta-feira (22/06/12) o GLOBO REPÓRTER foi sobre o bioma Pampa, e a particularidade de suas espécies. 

Um comentário:

Paola Roratto disse...

O interesse da UFRGS pelo estudo desse roedor, o Tuco-tuco, é muito importante, pois é a partir das pesquisas desses pós-graduandos, e que poderemos num futuro próximo, compreendermos melhor o comportamento, morfologia e a evolução desses animais.É importante também, nós como futuros Gestores Ambientais, darmos atenção a essas espécies que são tão raras em nosso país e que estão ameaçadas de extinção.